01/07/2021

Nutracêutico: alimentos aliados do seu bem-estar

COMPARTILHE:

Há quem duvide que seja possível cuidar da beleza e da saúde consumindo alguns alimentos como barrinhas de chocolates, balas de goma, sopas, shakes e chás. O que muitos não sabem é que esses alimentos quando são manipulados possuem substâncias capazes de oferecer benefícios para o organismo, como o rejuvenescimento da pele, diminuição dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), tratar doenças, entre outros problemas.


Segundo a farmacêutica e esteticista Amanda Milan, esses alimentos e bebidas funcionais que promovem o bem-estar são chamados de nutracêuticos. “A busca por esses alimentos manipulados vem crescendo significativamente e caindo no gosto de pessoas que levam uma rotina mais agitada. Os nutracêuticos são uma forma de apresentação similar aos medicamentos, como cápsulas ou soluções prontas para o consumo”, explica.


O que seria mais simples ou mais agradável: tomar cálcio em cápsulas ou comer um bombom contendo a mesma quantidade de cálcio? Um bombom seria mais apropriado para facilitar a ingestão dessa substância para o seu tratamento. “Algumas pessoas encontram dificuldade em tomar cápsulas manipuladas, o que pode prejudicar o tratamento. Nesses casos, um medicamento pode ser manipulado para alimentos que são capazes de proporcionar os mesmos resultados”, afirma Milan.


Cuidar da saúde e da beleza ficou mais fácil


“Hoje é possível encontrar ativos com ação antioxidante e antigripe, que podem ser manipulados em forma de sopa, chás ou shakes. O paciente ainda tem a opção de escolher o sabor da sopa ao encomendar a manipulação”, revela a farmacêutica. Amanda ainda ressalta que as sopas ou shakes contribuem para o controle do peso. “Independentemente do sabor, a sopa contribui ainda com a manutenção da dieta, pois possui baixa caloria e baixo teor de sódio”, disse.


Quem sofre com os sintomas da TPM, por exemplo, também pode recorrer aos nutracêuticos. Alguns chás podem melhorar os sintomas e inclusive a qualidade do sono nos dias de tensão pré-menstrual. Esses chás possuem propriedades relaxantes, que contribuem para o bem-estar.


Já ás fórmulas manipuladas de chocolate, jujuba ou sorvete podem ser produzidas para tratamento médico tanto para adulto como crianças. “No caso do chocolate, por exemplo, é indicado para a reposição de cálcio para mulheres na menopausa com osteoporose, que necessitam tomá-lo para fortalecer os ossos e evitar quedas”, sugere Amanda.


Vale ressaltar que para manipular substâncias em chocolates, sopas, entre outros alimentos, é necessário manter um controle de qualidade de acordo com a legislação atual. “É importante que os medicamentos sejam manipulados a partir de matérias-primas nacionais e importadas, provenientes de laboratórios de qualidade, para proporcionar o bem-estar do paciente. Por isso, se você for manipular seu medicamento, não hesite em procurar uma farmácia confiável”, conclui a farmacêutica.

ESPERAMOS VOCÊ EM NOSSAS REDES SOCIAIS!
ONDE ESTAMOS

Br. 277 KM 573, Trevo São João
CEP: 85818-560, Cascavel/PR

NTS

Somos uma indústria de suplementos alimentares e nutracêuticos, que prima sempre pela tecnologia e inovação no mercado de suplementos alimentares. Estamos localizados no parque tecnológico da FUNDETEC em Cascavel/PR.

Indústria Brasileira